Como funciona

Descobre as vantagens de utilizar o nosso website

CONCEITO

O Sítio da Troca é uma plataforma que permite aos seus utilizadores encontrar LIVROS ESCOLARES USADOS para compra e por outro lado encontrar compradores para os seus livros que não sejam mais necessários.

UTILIZADOR

São admitidos como utilizadores todos os indivíduos maiores de 16 anos, preferencialmente encarregados de educação e apenas estes poderão atingir o nível máximo de utilização. Os níveis de utilização são atribuídos através do histórico do utilizador, compreendendo sempre um nível de confiança para todos os outros utilizadores.

LIVRO USADO

É considerado LIVRO USADO o manual escolar que se encontrem em condições de ser reutilizado. Um manual é reutilizável desde que não tenha nenhuma das suas partes destruída, independentemente do seu estado. O estado do livro refere as condições em que este se encontra, sendo definido através do nosso questionário, no momento da sua inserção. O resultado obtido pelas respostas ao questionário definem o valor que o livro deverá assumir.

COLOCAÇÃO À VENDA

Os livros são identificados pela plataforma apenas através do seu ISBN. Os livros que não sejam considerados reutilizáveis, ou porque não são livros escolares, ou por já estarem ultrapassados, a plataforma não consegue identificar, sendo impossível a sua inserção. Após identificado do livro, o utilizador responde da forma mais objectiva possível ao questionário apresentado e aceita o seu resultado finalizando a sua oferta de venda. O valor apresentado pela plataforma pode ser alterado pelo utilizador mas nunca para um valor superior. A colocação à venda não obriga o vendedor a efetivar a venda, pelo que está sujeita a confirmação no momento que encontre um comprador. A não confirmação de venda no prazo de 48 horas implica a sua despublicação, não originando qualquer tipo de punições.

A VENDA

A venda do livro inicia-­se quando um comprador decide pela sua compra. O vendedor é notificado através do seu correio electrónico e deve imediatamente proceder à sua confirmação. Após a confirmação de venda, o comprador recebe, no seu correio os dados para proceder ao pagamento do livro. O vendedor é notificado do pagamento efetuado e deve proceder ao seu envio para a morada indicada pela plataforma, na área de cliente. O envio deve ser feito da forma mais económica possível, utilizando a taxa reduzida, disponível nos CTT, para transporte de livros.
As despesas de envio são da responsabilidade do vendedor. O montante pago pelo comprador, referente ao valor do livro, fica em quarentena, na posse do Sítio da Troca, para ser entregue ao vendedor após a confirmação da recepção do livro por parte do comprador. O vendedor termina a sua tarefa inserindo a confirmação do envio no sítio indicado pela plataforma. O vendedor deve também inserir, na sua ficha de cliente, o NIB da conta bancária para onde devem ser transferidos os montantes relativos às vendas dos seus livros.

COMPRA

A compra do livro inicia-­se quando um comprador, utilizando a pesquisa por nome ou ISBN, encontra o livro pretendido na lista dos livros disponíveis. Ao encontrar o livro pretendido, o utilizador dá a ordem de compra. A ordem de compra terá de ser confirmada pelo vendedor. A não confirmação de venda por parte do vendedor no prazo de 48 horas, implica a sua anulação e o comprador é notificado para procurar outro vendedor. Após a confirmação da venda, o comprador receberá uma notificação com instruções para proceder ao pagamento do livro. O pagamento é feito à plataforma e fica de quarentena até que seja confirmada recepção do livro por parte do comprador. O vendedor é notificado do pagamento do livro e deve proceder de imediato ao seu envio para a morada do comprador. As despesas de envio ficam a cargo do vendedor. Ao preço do livro acresce uma taxa administrativa no valor de 2€ que é paga juntamente com o livro. O comprador é notificado do envio do livro, caso contrário deverá reclamar à plataforma através da área de contatos.